Evolução dos municípios brasileiros mais populosos

Marcio Mitsuo Minamiguchi, IBGE

gganim

O IBGE divulgou no dia 28/08/2019 as estimativas da população dos municípios brasileiros para 2019.

O gráfico acima representa os 20 municípios mais populosos do Brasil a partir do ano 1900, até 2019. As populações são oriundas dos Censos Demográficos e das Estimativas de População de 2019 do IBGE. As populações dos períodos intercensitários e após 2010 foram obtidas através de interpolação linear.

Os nomes dos municípios utilizados no Gráfico utilizam a grafia empregada atualmente.

O Rio de Janeiro, então capital da república, no ano de 1900 era maior cidade do país e permaneceu nessa posição até o início da década de 1950, quando foi superado por São Paulo. A capital paulista passou por um período de rápido crescimento da população, chegando à marca dos 12 milhões de habitantes na atualidade.

No ano de 1900, além do Rio de Janeiro e São Paulo, somente Salvador e Recife possuíam população de mais de 100 mil habitantes. Atualmente, são 324 os municípios com mais de 100 mil moradores.

Desde 1900, verificamos importantes mudanças entre os maiores municípios do país. O estado mais populoso do início do século XX era Minas Gerais e também era aquele que possuía o maior número de municípios entre os 20 maiores. E na época, nenhum desses municípios mineiros entre os 20 maiores do país era Belo Horizonte, a capital recém-fundada à época, que somente vai passar a integrar o ranking dos 20 maiores municípios na década de 1920, e teve acelerado crescimento populacional, chegando ao posto de terceira maior cidade do país na década de 1960.

Municípios do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro também tinham importante presença entre os mais populosos do país no início do século XX. Atualmente, entre os 20 maiores municípios do país, 16 são capitais. Em 1900, apenas 6 municípios das capitais estavam entre os 20 maiores.

Brasília, inaugurada em 1960, começa a figurar entre os maiores municípios já a partir de meados da década de 1960, e chega recentemente ao posto de terceiro maior município do país.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s